Aproveitando um curso oferecido na DEE local sobre LEITURA E ESCRITA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, é pertinente que deixemos aqui informações esclarecedoras sobre o assunto. A transposição textual nada mais é do que pegarmos um texto escrito em determinado gênero e o transpor para outro, como por exemplo, pegarmos uma notícia e transformá-la em um artigo de opinião.
Durante a oficina um dos textos trabalhados foi o conto " A Pequena vendedora de Fósforos " (Hans Christian Andersen), o qual foi utilizado para a transposição em forma de notícia:
VENDEDORA DE LUZ MORRE POR FALTA DE CALOR
Por ironia do destino a criança que levava luz aos que compravam seus fósforos morre por falta de calor.
A pequena vendedora de fósforos morreu noite passada vitimada pelo frio intenso. Ela foi encontrada descalça e sem nenhum agasalho encostada a uma parede tão gelada quanto seu corpo.
Segundo os moradores, ela vendia fósforos para ajudar no sustento do lar. Ninguém sabia seu nome, era conhecida, apenas, como a pequena vendedora de fósforos. Ninguém a viu perambulando pelas ruas, pois além das celebrações do novo ano, a temperatura atingiu quatro graus abaixo de zero, o que fez com que as pessoas permanecessem em seus lares impedindo de ajudá-la.
Aos familiares, o nosso pesar.
Dessa maneira, fica fácil perceber a transposição, porém, como em diversos casos, é necessário que se tenha um conhecimento prévio do texto original, o mesmo, acontece com a intertextualidade, pois, caso você leia um livro que cite um trecho de Dom Casmurro, por exemplo, e você não tenha feito a leitura deste, não conseguirá entender a observação do autor.
Olá professora, sou a mirian do blog linguagensdiversas. Não consigo descobrir porque minhas postagens têm saido no nome do meu filho. De qualquer forma quero deixar postado aqui a transposição do nosso texto trabalhado no curso....
ResponderExcluirUm abraço
TRANSPOSIÇÃO TEXTUAL
1. Gênero textual: Conto - A pequena vendedora de fósforos
(Hans Christian Anderson)
2. Gênero conto transformado em notícia
Inverno rigoroso, mais uma vítima
Na noite de ontem, vespera de ano novo, em meio aos fogos de comemoração da passagem, o corpo de uma menina foi encontrado na Rua 9 de Julho.
As baixas temperaturas e as condições precárias de vida podem ter sido a causa da morte.
Segundo moradores, a pequena Anderson vendia fósforos nos semáforos para auxíliar na renda da casa. Ainda que mal tratada pelo pai a menina sempre mostrou-se sonhadora e sempre feliz.
Junto ao corpo sereno foi encontrado uma caixa de fósforo queimada, supostamente utilzada para esquentar no frio rigoroso de São Carlos. O corpo foi encaminhado ao IML e aguarda a liberação.
Realmente..foi muito facil fazer as transposiçoes sugeridas no curso..infelizmente nossos alunos (uma grande parte) por não ter o hábito de ler e desconhecer o delicioso prazer da leitura,encontram muita dificuldade em fazer transposições textuais..mesmo assim quando alguns obtém exito nesta atividade nos deixam muito felizes né??
ResponderExcluirtudo vale a pena se a alma não é pequena
meu blog edenildatordinblogspot.com
Oi Raquel
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
A sua transposição textual do conto em notícia ficou muito boa.
Que tal esta poesia?
Que frio, que frio!
Fósforos, fósforos!
Que frio, que fome!
Que luz!
Vovó, é você?
Que bom!
Que felicidade!
Que alegria!
Kelly
Olá, Raquel!
ResponderExcluirEsse trabalho de transposição é muito interessante e dá para se fazer muita coisa legal!